Pesquisar este blog

EU AMO MATEMÁTICA

BEM VINDOS

Este é meu blog onde vocês poderam acessar a todos os meus trabalhos realizados em sala de aula na disciplina de matemática, mostrando como o ensino da matemática pode ser prazeroso.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROJETO : MATEMATICA DA MÃO PARA A CABEÇA.

Titulo: Os Sólidos Geométricos Local: Centro de Ensino Fundamental Sargento LImaEndereço: Marinha (Área Alfa) Séries/ano: 7ª ´series/ 8° ano Turmas: 7ª A e 7ª B Turno: MatutinoProfessora: Luzineide Seixas Disciplina: Matemática
E- mail: Neidedocio@yahoo.com.br


Justificativa

A geometria está por toda parte, na escola, em nossa casa na rua e etc. No nosso dia-a-dia, convivemos em nosso cotidiano com idéias de volume, altura, largura e muitos outros. Este projeto visa facilitar à aplicabilidade e compreensão dos alunos dos conteúdos ligados a geometria, buscando minimizar as dificuldades apresentadas pelos educandos, através da visualização e manipulação de sólidos geométricos. As construções abordam noções de geometria espacial explorando os conceitos de faces, vértices e arestas, calculo de área e perímetro, introduzindo assim o ensino da geometria nas turmas da 7ª série, explorando os conceitos estudados no 1º bimestre.

Tema

O motivo principal que me levou a escolha do tema foi o desejo de mostrar aos alunos que a matemática pode ser trabalhada de maneira lúdica e prazerosa e que a geometria é utilizada pelos povos desde a antiguidade e que ela faz parte do nosso dia-a-dia, o projeto oportunizar os alunos a observação e manipulação de materiais concretos para confecção e construção dos sólidos geométricos.

Materiais usados

Para a realização dessas atividades foi previsto o uso de materiais escolares (cadernos, tesouras, colas, fita adesiva, lápis, canetas hidrográficas, lápis de cor, cartolinas, réguas, esquadros, etc.), embalagens vazias (caixas), barbante, canudinhos usados para tomar refrigerantes, palitos de churasco, borracha de soro, fitilho, tesoura.

O trabalho em sala de aula

Com base na observação de caixas vazias com forma de tetraedro, prismas com base hexagonal/ triangular/quadrada, cubos, cilindros, pirâmides ou objetos da sala de aula, explorei o conceito de face, arestas vértices, área e perímetro. Dividi a turma em grupos e solicitei aos alunos que planificassem outras embalagens. Cada grupo deveria confeccionar 03 planificações de formas e tamanhos diferentes, utilizando cartolinas, canudos plásticos ou palitos de churrasco. O mesmo foi feito com a montagem do cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro (Ver fotos anexas)

Observações e comentários
O entusiasmo das turmas durante o trabalho foi grande, principalmente com a montagem das figuras com o uso dos canudinhos e palitos de churrasco. Sempre alguém ficava tentando trabalhar na aula seguinte a de matemática. Surpreendeu-me a solução dada pelos alunos do grupo da 7ªB. Na falta do barbante e do fitilho, descobriram uma maneira diferente e mais fácil de confeccionar as figuras utilizando apenas canudos plásticos. Fiquei surpresa com a desenvoltura do grupo para construir outras figuras que não tinham sido trabalhadas em sala de aula, provando que nós não podemos subestimar a inteligência dos alunos.
A mostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos foi exposta no pátio da escola e chamou a atenção de todos. Fiquei muito satisfeita com a dedicação e empenho dos alunos na oficina proposta.

Avaliação das aprendizagens

A avaliação das aprendizagens durante o desenvolvimento do projeto se realizou dentro dos padrões efetuados nas aulas, avaliei o envolvimento e disponibilidade dos aluno na realização das tarefas, na apresentação de suas produções, estabelecimento de relações entre conceitos trabalhados e a habilidade no uso dos materiais concretos na confecção dos sólidos geométricos, e nas planificações.

Referências Bibliográficas

ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro: Conquista,1954
http://www.mat.ufmg.br/espec/meb/files/Umareflexão_sobre_o_uso_de_materiais_concret
os_e jogos no ensino da matemática.doc Acessado em:25/09/08
PAIVA, Manoel Matemática São Paulo:Moderna 2003 volume único
PAVANELLO, R.M. O abandono do ensino da geometria – uma visão histórica. Dissertação de Mestrado. UNICAMP-SP
PAVANELLO, R.M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Ano I, Nº1, p-7, 1993
PEREZ,G. Pressupostos e Reflexões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Participante no Ensino de Geometria para as Camadas Populares. Tese de Doutorado. UNICAMP-SP. Modulo Gestar II de matemática MEC

ANEXOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário