1ª OFICINA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
TEMA:
A Matemática e sua Aplicação nas Diversas Áreas do Conhecimento
Igrapiúna, 17/08/2009
JUSTIFICATIVA
Após uma pesquisa realizada no Colégio Municipal Fenelon Ramos Pinto - Ba, nas turmas do EJA do turno noturno, percebeu-se que a maior dificuldade da aprendizagem do ensino da matemática, está relacionada à aplicabilidade dos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Os alunos não sabem o porquê da necessidade de aprender determinados conteúdos que acreditam não ter nenhuma utilidade no seu dia-a-dia.
Com objetivo de mostrar aos alunos a aplicabilidade da matemática na vida das pessoas, nos professores das diversas áreas do conhecimento que lecionam no turno noturno, com a Educação de Jovens e Adultos resolvemos desenvolver em conjunto algumas atividades que propicie momentos de reflexão e que relacionem os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula com as demais disciplinas lecionadas.
PUBLICO – ALVO:
Professores, alunos, estudantes em matemática, coordenadores e direção.
OBJETIVO GERAL:
- Refletir o papel do professor no ensino da matemática, identificando os conhecimentos matemáticos como meio de compreender e transformar o mundo em sua volta.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Desenvolver atividades que favoreçam o aumento do desempenho dos alunos, bem como o rendimento escolar.
- Resolver situações problemas, desenvolvendo, formas de raciocínio e processos dedutivos, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos relacionados com o dia-a-dia dos alunos.
METODOLOGIA:
As oficinas serão elaboradas a partir do tema geral
Tema Geral: A Matemática E Sua Aplicabilidade Nas Diversas Áreas do Conhecimento
Cada professor ficará encarregado de trabalhar um subtema com uma turma:
SUBTEMAS
A matemática e a Arte ( simetria, origami )
A matemática e a geometria
A matemática e a ciências ( plantas Medicinais)
A matemática e a ciências ( Alimentação Alternativa)
A matemática e a ciências ( Alimentação Saudável)
A matemática e a Geografia ( Rosa dos Ventos, Sistema de coordenadas geográficas)
A Matemática e a Língua Portuguesa (linguagem e símbolos Matemáticos)
A matemática e a história ( datas e fatos marcantes da história do Brasil)
As oficinas serão desenvolvidas em três etapas:
1ª etapa : trabalho de pesquisa e coleta de material
2ª etapa: confecção dos materiais para exposição
3ª etapa: culminância das oficinas
Metodologia das disciplinas:
DISCIPLINA série ATIVIDADE
ciências Tema: Plantas Medicinais
Cada aluno receberá o nome de duas plantas medicinais que deverão pesquisar o nome científico e popular, suas propriedades e finalidade.
No dia da culminância cada aluno deverá apresentar uma amostra da planta e expor a sua utilidade aos demais alunos.
Ciências
Tema: Alimentação saudável
A turma será dividida em grupos que deverão confeccionar uma fita métrica, e uma tabela relacionada aos intervalos do peso ideal para cada pessoa.
No dia da oficina os alunos deverão medir a altura e o peso dos demais alunos calculando o índice de massa corporal de cada um e mostrando os alunos que estão abaixo, acima, no peso ideal ou obesos, orientando a todos sobre a necessidade de uma alimentação sadia.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Tema: Plantas e comidas afrodisíacas
Atividade
A turma deverá pesquisar as plantas e os alimentos que são considerados afrodisíacos, e no dia da oficina deverão levar uma amostra para ser degustado pelos alunos que serão informados do poder de cada alimento.
Artes
Tema: A matemática e a Arte ( simetria, origami )
Os alunos deverão confeccionar na sala de aula trabalhos envolvendo dobraduras, desenhos simétricos e etc.
Os trabalhos serão expostos nos murais no dia da oficina.
Matemática
Tema:A matemática e a geometria
Os alunos irão confeccionar planificações de variadas formas geométricas e trabalhos com fractais para serem expostos nos murais no dia da oficina.
Geografia
Tema:A matemática e a Geografia ( Rosa dos Ventos, Sistema de coordenadas geográficas)
Os alunos deverão demonstrar alguns exemplos através de cartazes onde a matemática é utilizada na geografia.
Português
Tema: A Matemática e a Língua Portuguesa (linguagem e símbolos Matemáticos)
Os alunos deverão através de desenhos mostrar os símbolos matemáticos e a linguagem matemática utilizada para representar estes símbolos.
História
Tema: A matemática e a história ( datas e fatos marcantes da história do Brasil)
Os alunos deverão mostrar como a matemática contribui para a disciplina de história.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAS:
Recursos Humanos:
- Professores, alunos, direção e coordenação.
Recursos Materiais.
- Embalagens de produtos variados
- Reálias
- Cartolinas, papel oficio, lápis de cor.
- Som TV e DVD.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário